Impermanência
- Marcelly Filipetto
- 16 de fev. de 2023
- 1 min de leitura
A impermanência é um processo inevitável que afeta todas as coisas: os seres, as plantas, as emoções, a terra e todo o universo.
Tudo está sujeito a um processo de mudança - apesar da aparente estabilidade que nos rodeia, nada permanece igual. As coisas fluem e a sua essência consiste em deixar de ser o que são.
Nada é permanente a não ser a própria impermanência das coisas.
A ideia de impermanência pode causar diferentes reações: inquietação, dúvida, medo, excitação e curiosidade.
Ao mesmo tempo, quando aceitamos que tudo é transitório, ocorre um efeito duplo: percebemos que a dor pode ser mais suportada (aumentando nossa tolerância ao sofrimento), diminuindo a dor de uma crise (que pode trazer a sensação de que aquela dor nunca passaria) e também pode nos ajudar a evitar a constante busca pelo prazer imediato. Isso nos aproxima de uma paz profunda.
Ver beleza na impermanência da vida é algo desafiador, porém bastante possível e libertador. Ao aceitarmos essa condição, abrimos mão da necessidade de controlar as coisas (ilusão), que muitas vezes são a raiz dos nossos sofrimentos e angústias. Possibilita que a gente se desfusione da ideia de futuro para nos voltarmos para o momento presente.




Comentários